29 de setembro de 2011 0 comentários

Formação Vocacional do dia 25 de setembro - Portão do Ocoí




DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS A SERVIÇO DAS VOCAÇÕES
"Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações" (Cf. Mt, 2819)

Colocamos a disposição de todos que participaram da Formação Diocesana de Animadores Vocacionais e pastorais afins no último dia 25 de setembro na comunidade do Portão do Ocoí, Paróquia de Missal, o texto das conclusões do III Congresso Vocacional do Brasil.
http://savfozdoiguacu.blogspot.com/p/formacao-25-de-setembro.html
Também aproveitamos para agradecer a presença os 119 participantes (jovens, adolescentes, catequistas e animadores vocacionais) de nossa diocese.
Agradecemos também à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Missal, às equipes de acolhida, celebração, animação, alimentação e ao Pe. Valdir Riboldi que colocou sua paróquia à disposição para a realização desse momento importante de estudo, integração e de responsabilizarmo-nos todos pelo trabalho das vocações.
0 comentários

DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU CELEBRA DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

A expectativa é grande!!!
São muitas as pessoas envolvidas!!!
É o Vicariato para a Juventude todo mobilizado para festejar e celebrar este grande dia para Juventude de nossa Diocese.
Queremos expressar nossa alegria pela presença e protagonismo das mulheres na Igreja e na Sociedade.
Estamos colocando à disposição o primeiro de quatro encontros para que nossos grupos de jovens, adolescentes e catequese possam preparar-se para o grande dia - o dia 30 de outubro.
**********
Esse é o primeiro encontro e coloca em evidência da mulher MARIA na história da salvação, com o seu SIM transformador na realidade humana.

Tema: MARIA NA HISTORIA DA SALVAÇÃO – um modelo de protagonismo feminino.
OBJETIVO E REFLEXÃO DO ENCONTRO
·         Refletir sobre a dimensão Mariana e seu exemplo no protagonismo e presença das mulheres na história da salvação;
·         Aprender com Maria o significado do “SIM” generoso e disponível ao chamado do Pai.
JUSTIFICATIVA
O itinerário vocacional engloba quatro etapas intimamente relacionadas ente si, com a vida de Maria: O DESPERTAR, O DISCERNIR, O CULTIVAR E O ACOMPANHAR. Nesse sentido queremos com Maria fazer esse caminho de discípulos missionários, em preparação para o Dia Nacional da Juventude, aprendendo com Maria, mulher e estrela da evangelização.
INTRODUÇÃO
Nesse, encontro vamos refletir a importância de Maria na história da salvação, através do mistério da Anunciação, o cântico do Magnificat, as Bodas de Caná e sua presença no Cenáculo na Vinda do Espírito Santo.
AMBIENTE/CENÁRIO
(Numa sala deixar preparado dois locais ou em dois canto da sala,ou se preferir arruma-se na meio da sala do encontro)
1ª cenário da sala: Colocar no chão um pano branco com várias figuras de mulheres sofredoras e batalhadoras.
Por exemplo: mulheres africanas, Madre Tereza, mulheres desnutridas com filhos, jovens belas, modelos, jovens grávidas... Muitas imagens em diferentes contextos, para que se tenha uma boa visualização.
 2ª cenário da sala: colocar no chão um pano azul com vários títulos marianos.
Por exemplo: Nossa Senhora Aparecida, Lourdes, Fátima, Guadalupe,...
Arrumar o cenário de forma que os jovens possam contemplar as figuras e possam perceber a foco das mulheres.
 Animação como costume, acolhida e depois então a oração inicial e depois um bate-papo, formativo sendo que animador esteja preparado com reflexão que segue.
 ORAÇÃO INICIAL
O animador convida os membros do grupo para saírem dos seus lugares e olharem primeiramente para o cenário que trás as imagens de Maria, de preferência em silêncio. (+/- 3 min)
Em seguida, convida-os para olharem as figuras das diferentes mulheres inseridas em tais realidades. (+/- 3 min), depois os convida a pegarem uma figura de cada de mulher para reflexão. Qualquer imagem que tocou, que chamou atenção... etc
 Reflexão orante:
Vamos perceber os dois cenários de forma dialogada entre os jovens.
Cenário mariano: Maria é modelo de animação vocacional, com ela aprendemos a realizar um serviço em prol das vocações e ministérios na escuta da Palavra e abertos à ação do Espírito Santo. A jovem Virgem de Nazaré é símbolo da humanidade chamada à comunhão com Deus, mediante a abertura do Espírito que produz vida e ilumina o caminho dos vocacionados.
Maria é imagem do serviço de animação vocacional que nos convoca à busca da Santidade a qual se concretiza na plena adesão à proposta de Jesus Cristo. Ela nos mostra como viver a confiança e entrega total da vida ao Senhor.
Ao contemplarmos Maria com diferentes rostos e títulos, percebemos uma mulher, mãe que cuida dos seus filhos e sofre com e pelos seus filhos mais pequeninos.
Maria é co-redentora, pois participa do mistério da Salvação, Maria surge com tantos títulos devido a necessidade de seus filhos em situações de extremo sofrimento e ela aparece para amenizar a dor.
 Cenário das outras mulheres: As mulheres que contemplamos tem diferentes realidades,  desde cultura, credos, profissão e religiões, condições  financeiras e posição social.
Qual é rosto da mulher que escolhi? Como está inserida essa mulher na nossa sociedade? Qual é o papel da mulher na sociedade da comunicação e tecnologia?
Todas essas mulheres falam nestas figuras, porque carregam consigo mesmas suas histórias, suas vitórias e como também seus sofrimentos.
Cada um neste momento é convidado a partilhar a imagem que retirou do cenário, relatando o quer dizer essa imagem e porque escolheu essa figura.
 Faz-se a partilha e depois conclui-se com um canto de Maria
Sugestão: Maria de Nazaré, Maria do sim, Companheira Maria
 (Conforme a participação e partilha dos jovens pode-se fazer a leitura do Evangelho da Anunciação Lc 1,26-38)
 Palestra do encontro
Esse texto tem a função de auxiliar o coordenador do encontro a conduzi-lo. Mas pode também ser lido em conjunto para que cada jovem possa perceber o caminho da vontade de Deus na sua vida. Pode ser explanada de forma que compreenda o texto e tente expressar o sentido de Maria com itinerário vocacional para que os jovens tenham a visão de Maria nessa caminhada vocacional. Olhando para Maria quer-se ajudar os jovens e adolescentes a perceber como na vida dela os passos importantes do discernimento vocacional acontecem na vida das pessoas.
 DESPERTAR: As figuras de Maria e José experimentaram cada etapa do itinerário vocacional, foram despertados pelo Anjo, tiveram seu momento de discernimento, cultivo e acompanhamento.
Viveram com intimamente, à luz do Espírito Santo, cada fase do processo vocacional.
Ao refletirmos o sim de Maria no caminho do despertar por uma vocação específica...
Para responder a qualquer serviço e missão na Igreja como jovem possamos ser despertados e tenhamos a coragem de responder sim como dela generoso e disponível.
Qual é chamado de Deus para nossa vida?
O chamado de Deus é feito a cada pessoa de modo pessoal. É Ele que toma iniciativa, chama pelo nome, confere uma missão e capacita para missão. É aqui que aparece o modelo de Maria que soube acolher e assumir sua missão e dar o seu SIM.
Vivendo nossa vocação de filhos/as de Deus somos também chamados a assumir na Igreja um vocação específica – vida laical, matrimonial, religiosa ou sacerdotal. Ao assumir uma dessas vocações específicas, precisamos estar cientes que a meta última é cumprir a vontade do Pai e chegar à Santidade.
Com José e Maria aprendemos o valor do silêncio, o significado da humildade, a disponibilidade da reposta, a coragem do êxodo, a capacidade de meditar os desígnios de Deus e a ousadia da fé que nos sustenta de pé diante da cruz e das contradições.
 DISCERNIR: diálogo que acontece com Anjo tanto Maria quanto José.
O Anjo apresentou a proposta de Deus a Maria e esclareceu as inquietações de José.
Percebemos que a vocação jamais aparece na foram de um imperativo, de uma obrigação. É sempre iniciativa Divina apresentada de maneira dialogada. Com Maria também aprendemos que o chamado vocacional implica uma missão. Ela mesma grávida, fez sua primeira viagem missionária levando o Cristo até a casa de Zacarias e Isabel e nos ensina que a vocação é serviço e missão solidária.
 Cultivar: Maria assinala para as necessidades das pessoas. No canto do Magnificat Maria canta as maravilhas do Senhor, como mostra sua sensibilidade social e comprometida com os empobrecidos. Maria participa na festa das Bodas de Caná com seu Filho e os discípulos.
Maria antecipa a “hora” e aponta para o “vinho novo” trazido pelo Filho. É a hora vocacional e vimos que Deus é livre para chamar quem ele quer e quando quer. Ele não tem pressa e respeita os processos. Jesus mesmo afirmando que ainda não havia chegado a sua hora, atendeu o pedido de sua mãe. Assim vemos a intercessão e mediação de Maria que até hoje atua na vida de seus filhos. Recordemos os títulos... – podem dizer em voz alta os títulos de Nossa Senhora.
 Acompanhar: Nós precisamos estar atentos às orientações de Maria que simboliza a Igreja, e cumpridores das palavras de Jesus.
Nossa missão é servir, é estarmos com ouvido, o coração e olhos fixos em Jesus.
Por isso, nós nos esforçamos para superar as tentações, os vícios, as más companhias e tantas outras forças que imperam em nós.
Os jovens são convidados à olhar essa “mulher Maria”  que nos convida a realizar um serviço simples, profundo e eficaz de nos tornarmos discípulos do Senhor. Maria é mãe do Senhor, nossa Mãe, pela qual nos chega a graça da vocação e a obra misericordiosa da salvação. Maria é templo do Espírito Santo. E o Espírito Santo nos impulsiona e nos inspira a missão da evangelização, a sermos jovens cristãos que vivem a Palavra.
 REFERÊNCIA:
ROGATE, revista. Maria nos ensina seu jeito de fazer Animação Vocacional. Pág. 12-14- Gilson Luiz Maia RCJ
Ano xxx - nº 292-Maio de 2011
Documento 2º C. Vocacional do Brasil. Documento final – Itaicí, Indaiatuba-SP – 02 à 06/09/2005
19 de setembro de 2011 0 comentários

CELEBRAÇÃO VOCACIONAL PARA O II DOMINGO DE OUTUBRO

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU
CELEBRAÇÃO VOCACIONAL PARA O II DOMINGO DO MÊS DE OUTUBRO-2011

OBS. Esta é apenas uma sugestão que deve ser adaptada à realidade cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.

 Ritos Iniciais

(pode-se preparar algum símbolo na procissão de entrada, globo, sandálias, fotos de missionários, etc...)

Com: Bem-vindos irmãos e irmãs em Cristo. A Igreja nos convida neste mês de outubro a refletir sobre a vocação missionária, pelo qual no batismo, todos fomos chamados a ser discípulos e missionários de Cristo. Vamos nesta liturgia  acolher a proposta de Deus por meio da Palavra e da Eucaristia e unir a Missão pelo qual Ele nos envia, a transformar e anunciar a boa-nova do Reino com atitudes de fé e conversão. Unidos na mesma fé, pedimos que o Senhor da Messe envie novos operários para a Messe e acompanhe de modo particular os consagrados e consagradas que dedicam suas vidas na missão em terras distantes, para que pela força do Espírito Santo sintam-se ungidos e encorajados para anunciar a boa nova do Evangelho e a dedicar sua vida em favor dos irmãos mais necessitados. Iniciemos com o canto de entrada.  (Senhor se tu me chamas)

Ato Penitencial
Sacerdote: Viemos ao encontro do Senhor. Dispostos a participar do seu banquete, queremos pedir perdão de nossas faltas e omissões, pois nem sempre fomos fiéis a missão que Ele nos confiou. Por isso pedimos que ele nos purifique de todo mal e renove nosso espírito e nosso propósito de sermos verdadeiros discípulos Seus. Cantemos: (canto a escolha)



Hino de Louvor (cantado)

Liturgia da palavra
Com: As leituras Bíblicas de hoje nos convidam a participar do banquete que o Senhor Deus nos oferece. Somos livres para participar da festa do reino, mas, ao aceitar fazê-lo, precisamos estar em sintonia com o dom da festa. Ouçamos:

Leitura (Is 25, 6-10)
Salmo 22
Leitura ( Fl 4, 12-14. 19-20)
Evangelho: (Mt 22, 1-14)

Homilia (pistas de reflexão) : Tema do Domingo: O convidado ao banquete do Reino de Deus
A primeira leitura e o Evangelho estão unidos pelo tema do banquete, símbolo da felicidade e da alegria do Reino de Deus. A primeira leitura nos apresenta a promessa, o Evangelho a realização. O convite para entrar é dirigido a todos, a coragem de entrar é de poucos. A segunda leitura está ligada a este tema. Nela nos é apresentado o exemplo da comunidade de Filipos, onde reina um amor autêntico e começou uma vida completamente nova; a ajuda enviada a Paulo constitui disso uma prova.

Preces
Sacerdote: O concilio Vaticano II recordou, explicitamente, que o “dever de fomentar vocações pertence a toda a comunidade cristã, que as deve promover, sobretudo mediante uma vida plenamente cristã. Conscientes disso, dirijamos ao Senhor da Messe, nossas preces confiantes. A cada invocação, responderemos:
Todos: Enviai, Senhor, operários à vossa messe.

L1. Pelo Papa, bispos, a fim de darem continuidade e difusão à missão de salvação em Cristo, “promovam o mais possível as vocações sacerdotais e religiosas, e de modo particular as missionárias”, rezemos:  

L2. Para que as casas de formação sejam, de fato, instrumentos de animação vocacional, fazendo com que o vosso chamado possa chegar aos corações dos jovens e das jovens, rezemos:

L1. Para que a oração pelas vocações seja uma constante em nossas vidas, garantindo o sustento e a eficácia das vocações específicas, rezemos:

L2. Para que haja uma melhor e mais equilibrada distribuição dos sacerdotes no mundo, com ajuda às dioceses que tem escassez de vocações, rezemos:

L1. Para que os sacerdotes, as famílias, os catequistas, os animadores continuem encorajados no serviço de animação vocacional nas comunidades, rezemos:    

L2. Para que as famílias sejam “animadas pelo espírito de fé, de caridade e piedade, capazes de ajudar os filhos e filhas a acolherem, com generosidade, o chamado ao sacerdócio e à vida consagrada, rezemos:

L1. Para que a Virgem Maria nos ajude em nossa missão de animar as vocações e, seguindo seu exemplo, possamos difundir em nossa comunidade a disponibilidade para dizer “sim” ao chamado divino, rezemos:   

Liturgia Eucarística (Apresentação das oferendas)
Com: A Eucaristia é o banquete da nova amizade que reúne as pessoas a Deus. O Pão e vinho oferecidos sobre o Altar, em consagração nos fazem participar do Mistério de amor de Deus revelado por Jesus na última ceia, onde podemos vivenciar o sabor da Ceia eterna, em que Deus estará conosco para sempre.
Cantemos: (O nosso Deus com amor sem medida)

 Santo (cantado)

Pós-comunhão
Com: Compromisso- Preparemo-nos para celebrar, no próximo dia 12, a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Lembremos também que estamos no mês Missionário. Todo seguidor de Jesus é Missionário, pois Cristo o fez “partícipe de sua Missão, ao mesmo tempo que o vincula a ele como amigo e irmão”. (Documento Aparecida- 144)

ORAÇÃO MISSIONÁRIA
Com.: Como homens e mulheres de fé, vamos  em dois coros (Mulheres e homens) rezar a oração da 5ª Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe em Aparecida, que pede a sermos discípulos e Missionários do Senhor.

M. (Mulheres): Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Rosto humano de Deus e rosto divino do homem. Acendei em nossos corações o amor ao Pai, que está no céu, e a alegria de sermos cristãos.

H. (Homens): Vinde ao nosso encontro e guiai nossos passos para servir-vos e amar-vos na comunhão de vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando nossa cruz e ungidos por vosso envio.

M.(Mulheres): Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, que ilumine nossas mentes e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, sobretudo aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos no início deste século.

Homens: Discípulos e missionários vossos, queremos remar mar adentro, para que nossos povos tenham em vós vida abundante, e com solidariedade construam a fraternidade e a paz.

Todos.:  Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém!

 Benção Final


 
;