11 de abril de 2012

HORA SANTA VOCACIONAL

DIOSECE DE FOZ DO IGUAÇU
HORA SANTA VOCACIONAL  / CATEQUIZANDOS
49º DIA MUNDIAL DE ORAÇOES PELAS VOCAÇÕES
Tema: As Vocações, dom do amor de Deus
ANIMADOR: Hoje nos reunimos para ficarmos uma hora diante de Jesus, presente na Hóstia Consagrada. Um dia Jesus disse aos Discípulos:
TODOS: “Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o reino de DEUS é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: Quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará .”
ANIMADOR: Por isso esse momento com as crianças e adolescentes, deixa o coração de Jesus muito feliz, pois estamos realizando seu desejo, o de ter cada um de nós em sua presença.
ANIMADOR: Quando falamos em vocação nos recordamos do grande amor que Deus tem para com seus filhos. Somos presentes de sua infinita bondade. Todos nós, desde o ventre materno fomos sonhados e escolhidos por Deus para viver uma vida em plenitude.  Queremos recordar em especial o Dia Mundial de Orações pelas vocações e nosso Papa Bento XVI, escreveu uma carta com o tema: As Vocações, dom do amor de Deus.
Sejam bem-vindos e iniciemos o nosso encontro de oração invocando a Santíssima Trindade:
TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. (poderá ser cantada)
ANIMADOR: Que a graça de Deus que é nosso Pai, o amor de Jesus Cristo, seu amado Filho e a força renovadora do Espírito Santo estejam com todos.
TODOS: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Bendito seja Deus que nos quer irmãos e, também, que nos realizemos plenamente com pessoas.
CANTO: MINHA LUZ É JESUS
1. Dentro de mim existe uma luz/ que me mostra por onde deverei andar./ Dentro de mim também mora Jesus/ que me ensina a buscar o seu jeito de amar.
Minha luz é Jesus. E Jesus me conduz pelos caminhos da paz. (bis)
2. Dentro de mim existe um farol/ que me mostra por onde deverei remar./ Dentro de mim Jesus Cristo é o sol que me ensina a buscar o seu jeito de sonhar.
3. Dentro de mim existe um amor/ que me faz entender e lutar por meu irmão./ Dentro de mim Jesus Cristo é o calor que acendeu e aqueceu pra valer meu coração.
ANIMADOR: O sonho de Deus é um mundo cada vez mais humanizado de homens e mulheres vivendo plenamente suas vidas
Leitor 1: O sonho de Deus é que cada pessoa descubra e viva sua vocação.
Leitor 2: Vocação é o chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana.
Leitor 3: É um gesto gracioso de Deus que visa a plena humanização do Homem
Leitor 4: Vocação é Dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando a construção e Reino de Deus.
Leitor 5: Toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus para uma missão específica.
Leitor 6: Muitas vezes, em nossas comunidades as pessoas não têm consciência de que são chamadas.
Leitor 7: Acabam vivendo à margem da comunidade e não encontram o sentido de suas vidas.
Leitor 8: A grande missão da Igreja é ajudar as pessoas encontrarem o seu lugar.
TODOS: O grande sonho de Deus é a vida plena para as pessoas.
Aclamação ao Evangelho
Jo 15, 1-8 ou Jo 15, 9-17  (ou tudo conforme a idade dos participantes)
ANIMADOR: Nossa missão e compromisso é estar ligados a Jesus e viver a unidade entre nós; é construir uma comunidade de amor, fazer do nosso trabalho catequético uma glória ao Pai, e que a nossa catequese produza os frutos que o Pai espera. Isso será possível somente a uma condição: que permaneçamos unidos a Jesus e entre nós.
Canto: - Eu sou a videira, meu Pai é o agricultor; vós sois os ramos, permanecei no meu amor!
- Para dar muito fruto: Permanecei no meu amor;
- Para dar amor puro: Permanecei no meu amor;
- Como ramos ao tronco: Permanecei em mim!
- Para amar sem medidas: Permanecei no meu amor;
- Para dar vossas vidas: Permanecei no meu amor;
- Para ser meus amigos: Permanecei em mim!
- Para ser sal da terra: Permanecei no meu amor;
- Para ser luz do mundo: Permanecei no meu amor;
- Para ser testemunhas: Permanecei em mim!
- Sem cansar, ou desanimar Permanecei no meu amor;
- Sem amarras a segurar: Permanecei no meu amor;
- Sem temor, sempre a cantar: Permanecei em mim!
ANIMADOR: Queridas crianças e adolescentes, aqui no altar está o Deus que tanto nos ama... que tanto nos quer bem. Aqui está, diante de nossos olhos e da nossa fé, Jesus Cristo presente na Hóstia Consagrada, Jesus vivo, Jesus em pessoa, tão real e tão vivo como está no céu.
TODOS: Ó Jesus, nós cremos que Vós estais presente na Hóstia consagrada. E nós Vos adoramos.
Canto (Te amarei Senhor ....)
TODOS: Ó Jesus, presente na EUCARISTIA, viemos aqui, para vos adorar, para vos agradecer e para vos pedir perdão.
ANIMADOR: Jesus, instituindo a Eucaristia, quis ser o sacrifício, o alimento, o companheiro da Igreja peregrina que somos nós, a caminho em direção à casa do Pai. Ele está no meio de nós, caminha a nosso lado para nos unir uns aos outros e para fazer-nos viver na unidade em sua grande família.
TODOS: Ó Jesus, muito obrigado, por todos os benefícios que, em vosso infinito amor e infinita misericórdia nos concedestes. Nós Vos amamos e agradecemos de todo o coração.
MENINOS: Queremos rezar, não só por nós, nossos familiares e amigos, mas também pelo Brasil, pelo povo sofrido.
TODOS: Senhor Jesus Cristo, que nos dissestes; “Amai-vos uns aos outros”, ensinai-nos a amar de verdade e com obras; ensinai-nos a não ser egoístas, a não pensar só em nós. Ensinai-nos a pensar nos outros e a amar sobretudo os que não são amados.
MENINAS: Senhor, fazei-nos compreender que, existem milhões de seres humanos, vossos filhos e nossos irmãos, que sofrem injustamente, e talvez já sem esperança.
MENINOS: Alguns vivem a meu lado, na minha rua. Que neste encontro convosco no Sacrário, nós possamos compreender melhor o vosso mandamento “Amai-vos uns aos outros”.
CANTO Eis que eu vos dou um novo mandamento
ANIMADOR: Senhor, queremos fazer um ato de reparação, de tanta ingratidão contra Vós. 
TODOS: Meu Senhor e meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos e peço-vos perdão por aqueles que não crêem não adoram e não Vos amam.
ANIMADOR: Vamos, diante de Jesus pedir perdão pelos nossos pecados e da sociedade.
MENINAS: Pelas vezes que não busco Deus, mas coloco minha esperança nos bens passageiros.
TODOS: Senhor, tende piedade de nós.
MENINOS: Pela facilidade com que faltamos à missa, e pela indiferença quando dela participamos.
TODOS: Cristo, tende piedade de nós.
MENINAS: Pelas vezes, que não respeitamos, nossos pais, irmãos, catequistas,  professores e pelas vezes que mentimos.
TODOS: Senhor, tende piedade de nós.
Canto de Perdão.
ANIMADOR: Unidos a Cristo, sempre pronto a interceder por nós, vamos agora pedir pelas necessidades de todo o povo de Deus.
MENINOS: Te pedimos pela Igreja, pelo Papa, nossos sacerdotes, religiosos e por todas as vocações. Rezemos ao Senhor.
TODOS: Jesus Sacramentado, atendei-nos.
MENINAS: Pelas famílias do nosso Brasil e do mundo todo, para que vivam sempre unidas na paz, no amor e na justiça. Rezemos ao Senhor.
MENINOS: Pelos pais, para que sejam exemplo, de fé e oração para seus filhos. Rezemos.
MENINAS: Pelos Batizados que possam valorizar a Palavra de Deus e os sacramentos, pois são meios que possibilitam a permanência do amor de Deus, Rezemos ao Senhor
ANIMADOR: Vamos fazer um momento de silêncio, para que cada um converse com Jesus e deixar Jesus também falar conosco.
ANIMADOR: Maria, mãe das Dores, queremos também neste momento nos lembrar de Ti, e agradecer por que aceitastes ser a Mãe de Jesus e ser nossa Mãe.
TODOS: Maria, Mãe de Jesus e nossa mãe, rogai por nós.
(Canto de Maria)
1)Eu era pequeno, nem me lembro / Só lembro que à noite, ao pé da cama / Juntava as mãozinhas e rezava apressado. Mas rezava como alguém que ama Nas Ave - Marias que eu rezava /Eu sempre engolia umas palavras / E muito cansado acabava dormindo/ Mas dormia como quem amava
Ave - Maria, Mãe de Jesus / O tempo passa, não volta mais /Tenho saudade daquele tempo /Que eu te chamava de minha mãe /Ave - Maria, Mãe de Jesus /Ave - Maria, Mãe de Jesus
2) Depois fui crescendo, eu me lembro /E fui esquecendo nossa amizade /Chegava lá em casa chateado e cansado /De rezar não tinha nem vontade /Andei duvidando, eu me lembro /Das coisas mais puras que me ensinaram /Perdi o costume da criança inocente /Minhas mãos quase não se ajuntavam
ANIMADOR: Que encontremos sempre em Vossa Palavra, na Eucaristia e na comunidade o sustento para a caminhada e para a construção do Vosso Reino. Que vosso amor, ó Pai, circule em nossos corações, nas relações humanas e na sociedade.  Por Jesus Cristo, Vosso Filho, que veio ao mundo para que todos tenham vida, na unidade do Espírito Santo.
Pai Nosso
CANTO: Jesus é Vida
Jesus é vida! Jesus é luz!/ Ele é quem me convida / A seguir os seus passos / E tomar minha cruz
1)Quando tudo - tudo parece envolver-se de sombra / Nesta hora eu grito: Jesus! / E quando a vida insiste em esquecer o sentido / Num instante eu grito: Jesus! / Mas quando é a alegria  /A deliciar minha vida / Eu canto também
2) Quando a solidão me assola ameaçando meu sonho / Nesta hora eu grito: Jesus! / E quando a noite persiste ofuscando o meu rumo / Nesta hora eu grito: Jesus! / Mas quando o Sol resplandece / E a sua luz me aquece / Eu canto também

0 comentários:

Postar um comentário

 
;