5 de julho de 2012

Encontros de Catequese para o Mes Vocacional


Catequese e Vocação

Caros catequistas, animadores vocacionais!

Vivemos num tempo em que falar de “vocação” parece coisa de outros. No entanto, esquecemos que todos somos chamados a uma vocação: em primeiro lugar a nossa vocação como batizados e membros da Igreja Comunhão; depois, como protagonistas de uma missão na Igreja como leigos, num estado de vida concreto, como esposos (matrimônio), como consagrados (como religiosos ou religiosas), como sacerdotes diocesanos, como membros de uma sociedade de vida apostólica (leigos ou leigas consagradas) ou como celibatários.
Na catequese, não podemos silenciar estes dinamismos vocacionais, estando atentos a criar, desde os mais pequeninos, espaços de abertura vocacional: ao matrimônio, à vida religiosa, à vida secular. Não é, pois, uma questão de “padres e freiras”, mas de compromisso pelo Reino dos Céus, um compromisso de todos.
Os catequistas, atentos ao evoluir dos seus catequizandos, devem estar atentos a todos os sinais de vocação, orientando para Cristo os seus destinatários. Isto supõe acompanhamento pessoal e atenção evangélica, anúncio e profecia, discernimento e capacidade de orientação.
Neste mês vocacional que tem como finalidade refletir e rezar pela diversidade de vocações, colocando em evidência a cada semana um modo de seguimento a Jesus Cristo, queremos apostar no trabalho e testemunho vocacional que a nossa catequese proporciona em nossas comunidades. Por isso, a Equipe Diocesana de Animação Vocacional preparou encontros para que em cada semana se estude, reflita e reze pela vocação correspondente àquela semana, atividades para serem levadas à celebração da comunidade no domingo que esta vocação é lembrada.
Apresentamos também uma proposta de Hora Santa Vocacional que poderá ser realizada reunindo todos os catequizandos, catequistas e pais na capela da comunidade.
Sabemos que em nossa diocese são cerca de 20300 catequizandos acompanhados por cerca de 2900 catequistas. E por isso confiamos que uma nova e profunda Animação Vocacional poderá acontecer neste mês de Agosto em todas as nossas comunidades.
Que o Senhor da Messe, atenda as nossas orações e renove a todos no seu seguimento!



Equipe Diocesana de Animação Vocacional – Diocese de Foz do Iguaçu











0 comentários:

Postar um comentário

 
;