5 de julho de 2012

Celebração do 1º Dom de Agosto

18º Domingo do Tempo Comum
Vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e Bispos


Esta sugestão que pode ser adaptada à realidade de cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.
1. Equipe Diocesana de Animação Vocacional preparou encontros para a catequese para que em cada semana se estude, reflita e reze pela vocação correspondente àquela semana, e sugeriu atividades para serem levadas à celebração da comunidade no domingo que esta vocação é lembrada – Procurar os catequistas para organizar este material e o local em que será colocado.
2. Aproveitar para colocar em destaque ao longo deste Mês o “cartaz azul” com a oração vocacional “Jesus mestre divino” e colocar numa moldura se ainda não foi feito para que fique sempre no Espaço celebrativo.
3. Cantar em todas as missas do mês de agosto o refrão orante que contém o pedido de Jesus: “Enviai, Senhor, muitos operários para vossa messe, pois a messe é grande e os operários são poucos”. Como sugestão: cantá-lo antes de começar o comentário inicial, criando um clima de oração na Igreja ou depois da comunhão.
4. Após a oração pós-comunhão pode-se fazer as homenagens aos padres da paróquia conforme a organização da comunidade.
5.  Ler à comunidade a Carta enviada a todas as comunidades motivando o mês vocacional.
6. Antes da Bênção final motivar a assembleia para a oração pelas vocações.

Sugestões para preparar o ambiente
* Crucifixo, vela, Lecionário conduzido pelos leitores
* Símbolos que representem a figura do Padre – Estola, o pão e o vinho e a figura de São João Maria Vianey (Patrono dos padres). Não havendo uma imagem do Santo Vianey disponível use-se a criatividade e se faça o desenho (pintura ou boneco) do mesmo (de preferência que seja criada pelos catequizandos da comunidade).
* Escolher duas orações que foram feitas na catequese nesta semana, escrever numa folha maior e colocar numa cartolina para levar para a celebração da comunidade no domingo.
* Entrar com o cartaz vocacional da Diocese que foi enviado a todas as comunidades no 49º Dia Mundial de Oração pelas Vocações que teve como tema: “As Vocações, dom do amor de Deus”.
* Pessoas da comunidade poderiam entrar com cartazes com os nomes dos padres que passaram por aquela comunidade (ou preparar um mural, na entrada da Igreja, com os nomes e as fotos dos padres, diáconos e bispos que viveram ali ou das vocações que já saíram daquela comunidade).


Motivação inicial para a celebração
Anim.: Queridos irmãos e irmãs! Sejam todos bem-vindos a este encontro fraterno, em que nos reunimos para celebrar a nossa fé no Cristo Ressuscitado. Neste domingo, por meio de sua Palavra, Jesus nos chama para ir ao seu encontro, assim como chamou a Pedro: Vem. O mês de agosto é, na Igreja do Brasil, um tempo forte dedicado à oração pelas vocações. Neste primeiro domingo, lembramos os ministérios ordenados: bispos, padres e diáconos. Rezemos pelos ordenados de nossa Igreja particular e para que os jovens despertem para o ministério ordenado.

ATO PENITENCIAL
Dinâmica dos tijolos (Sete pessoas trazem tijolos, um por vez, colocando os tijolos no chão em frente do altar, em forma de construção. Deixar espaços entre os tijolos para perceber a necessidade de preenchê-los).
Se a construção não for bem feita, ela corre o risco de desabar. A construção bem feita dá segurança. A vocação sólida se alicerça na rocha firme, que é Cristo. Neste momento, façamos o nosso exame de consciência, reconhecendo que somos limitados e pecadores. Peçamos perdão a Deus pela nossa falta de disponibilidade ao seu chamado, por não nos convertermos e não nos tornarmos pessoas novas. Pedindo a misericórdia de Deus, cantemos. 

HINO DE LOUVOR
Pres.: Louvemos a Deus pela vocação dos ministérios ordenados, os administradores dos mistérios de Deus, entoando o hino de louvor.  

Liturgia da palavra
Anim.: Escutemos atentamente o que o Senhor nos fala através das leituras de hoje. Deus manda o maná e as codornizes manifestando o cuidado especial que tem para com o seu povo, para que possam crescer na justiça e na fidelidade às suas palavras. Fomos ensinados na verdade de Jesus, por isso é preciso revestir-nos do Homem Novo. É o Pai quem dá o verdadeiro pão do céu, o seu próprio Filho.
1ª leitura: Ex 16,2-4.12-15
Sl 77 (78)
2ª Leitura: Ef 4,17.20-24
Evangelho: Jo 6,24-35

Homilia

Ajuda para reflexão: Vocação para os Ministérios Ordenados
“Bispos, presbíteros e diáconos não podem de forma alguma pensar viver a sua vocação e missão sem um decidido e renovado compromisso de santificação, que tem um dos seus pilares no contato com a Bíblia” (VD, n.78)
O bispo: “cada Bispo deverá sempre confiar-se e sentir-se confiado „a Deus e à sua palavra misericordiosa, que tem poder para edificar e dar herança a todos os que foram santificados‟ (At 20, 32). Por isso, antes de ser transmissor da Palavra, o Bispo deve ser ouvinte da Palavra” (VD, n.79).
O presbítero: “a vocação ao sacerdócio requer que sejam consagrados na verdade. O próprio Jesus formula esta exigência referindo-se aos seus discípulos: „Consagra-os pela verdade. A tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo‟ (Jo 17, 17-18). Os discípulos, de certo modo, são atraídos para a intimidade de Deus por meio da sua imersão na Palavra divina” (VD, n.80).
O diácono: “seu modelo por excelência é Cristo servo, que viveu totalmente ao serviço de Deus, para o bem dos homens. Nesta perspectiva, compreende-se como, nas várias dimensões do ministério diaconal, um elemento caracterizador da espiritualidade diaconal seja a Palavra de Deus, que o diácono é chamado a anunciar com autoridade, acreditando naquilo que proclama, ensinando aquilo que acredita, vivendo aquilo que ensina” (VD, n.81).

Oração dos fiéis
Pe.: Irmãos e irmãs, oremos ao Bom Pastor para que nos conceda sacerdotes santos à Igreja e nos guie nos caminhos da verdade, dizendo:
As.: Santificai, Senhor, os operários da vossa messe!
1. Pelo papa, bispos e padres, para que conduzam o povo de Deus com sabedoria e zelo pastoral, rezemos:
2. Por todos os diáconos, a fim de que dêem testemunho de serviço generoso junto às comunidades cristãs, rezemos:
3. Pelos seminaristas, que sentem a vocação ao sacerdócio, para que se preparem seriamente para a missão que pretendem assumir, rezemos:
4. Pelas pessoas que ajudam, com generosidade, na manutenção dos seminários, rezemos:
5. Por todos os jovens que sentem o chamado ao ministério ordenado, para que, com coragem, assumam a vocação a eles confiada, rezemos:
Pe.: Deus de misericórdia, ouvi com bondade a súplica de vossos filhos e filhas, e concedei-lhes bons sacerdotes para conduzir a vossa Igreja. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.


Oração pelos sacerdotes (pode ser feito em dois coros) (fazer cópias da oração, projetar ou rezar com dois leitores)

Lado 1: Senhor Jesus, com São João Maria Vianney, nós vos confiamos os nossos diáconos, padres e  bispos, os que conhecemos, os que já trabalharam em nossa comunidade, os que nos dais hoje como pastores.
Lado 2: Vós os chamastes cada um pelo nome: guardai-os na fidelidade; dai-lhes força, confiança e alegria para cumprir sua missão.
Lado 1: Que a Eucaristia que eles presidem os nutra e lhes dê coragem; que eles sejam mergulhados no vosso coração de misericórdia para que sejam sempre as testemunhas do vosso perdão e nos ensinem o verdadeiro caminho da santidade.
Lado 2: Pai, com eles, nós nos oferecemos ao Cristo pela Igreja: que eles sejam missionários no sopro do vosso Espírito; para que juntos realizemos a vossa obra para a salvação de todos.

Todos: Amém!

Apresentação das oferendas
Anim.: Este é o momento de ofertarmos tudo aquilo que somos e que recebemos das mãos de Deus: nossa vida, nosso trabalho, espiritualidade e convivência. Junto com o pão e o vinho, membros da comunidade apresentam alguns símbolos do ministério ordenado (o cálice e a patena, a estola sacerdotal e/ou diaconal, a foto do pároco).

Após o Oremos Final

A comunidade pode organizar uma breve homenagem ao padre(s) da paróquia, como também ao(s) diácono(s), se tiver. (Música, entrega de alguma “lembrancinha”, ou alguma outra atividade de acordo com a criatividade da comunidade).

Pode-se aproveitar este momento para um testemunho vocacional (seminarista ou diácono, como também do próprio padre presidente da celebração).


LEMBRETES
·         No próximo final de semana acontece em nossa diocese a Coleta pelas Vocações, que auxilia na manutenção do trabalho de formação dos animadores vocacionais, encontros vocacionais, materiais vocacionais enviados às comunidades, Romarias Vocacionais, semanas vocacionais nas paróquias. Reze pelas vocações ao longo da semana, e no próximo domingo colabore para que esse trabalho continue em nossa Diocese trazendo sua oferta generosa. (A comunidade poderá distribuir envelopes a todas as famílias para que tragam sua oferta no próximo domingo)

Oração pelas vocações (Antes da Bênção Final)
Anim.: No final desta Santa Missa em que rezamos pelas Vocações ao Ministério Ordenado, rezemos com muita confiança a oração pelas vocações:
Todos: Jesus, mestre divino, que chamastes apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos dos nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis na missão de apóstolos leigos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.


Carta às comunidades da diocese de foz do iguaçu

Vivemos num tempo em que falar de “vocação” parece coisa de outros. No entanto, esquecemos que todos somos chamados a uma vocação: em primeiro lugar a nossa vocação como batizados e membros da Igreja Comunhão; depois, como protagonistas de uma missão na Igreja como leigos, num estado de vida concreto, como esposos (matrimônio), como consagrados (como religiosos ou religiosas), como sacerdotes diocesanos, como membros de uma sociedade de vida apostólica (leigos ou leigas consagradas) ou como celibatários.
            A Pastoral Vocacional é um dos elementos fundamentais na vida da Igreja pois é a vocação de cada um que define o que ele é na Igreja.
            Todas as suas atividades estão, pois, voltadas ao incentivo e ao despertar Vocacional de nossas Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos. Por isso o Animador Vocacional tem um papel importante na comunidade, exercendo o papel de mediador daqueles que também desejam ver Jesus. Ele continua a convocar-nos a todos com a inquietante afirmação “Eu preciso de você”.
            Estamos neste ano propondo um trabalho intensivo com as equipes de catequese da nossa diocese com encontros para as quatro semanas do mês de Agosto. Esses encontros devem ser realizados antes do domingo em que se reza por determinada vocação específica, já que as atividades propostas nos encontros são indicadas como simbologia para o espaço celebrativo. Assim, nas propostas de celebração de cada domingo já estará indicada essa sugestão de buscar com a catequese os cartazes e demais materiais que os catequizandos irão elaborar.
            Assim, nesse trabalho integrado entre o Serviço de Animação Vocacional, Catequese e Liturgia, teremos a oportunidade de refletir e rezar nosso chamado à santidade.
Apresentamos também uma proposta de Hora Santa Vocacional que poderá ser realizada reunindo todos os catequizandos, catequistas e pais na capela da comunidade.
Que o Senhor da Messe, atenda as nossas orações e renove a todos no seu seguimento!


BENÇÃO FINAL

0 comentários:

Postar um comentário

 
;