27 de outubro de 2012 0 comentários

ANO DA FÉ


PROCLAMADO O ANO DA FÉ
OUTUBRO DE 2012 A NOVEMBRO DE 2013

      Sua Santidade, o Papa Bento XVI, proclamou na Igreja um “Ano da Fé”. Começou no dia 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e aniversário de vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro de 2013. Como  recordou Bento XVI na homilia da Missa de 11 de outubro de 2012 no vaticano: “O Ano da fé que estamos inaugurando hoje está ligado coerentemente com todo o caminho da Igreja ao longo dos últimos 50 anos: desde o Concílio, passando pelo Magistério do Servo de Deus Paulo VI, que proclamou um "Ano da Fé", em 1967, até chegar ao o Grande Jubileu do ano 2000, com o qual o Bem-Aventurado João Paulo II propôs novamente a toda a humanidade Jesus Cristo como único Salvador, ontem, hoje e sempre”.

Apresentamos uma breve síntese da Carta Apostólica sobre o Ano da Fé (Síntese de Pe. Luiz Morgano): 
  

Que a Palavra do Senhor avance e seja glorificada... (2 Ts 3,1)
Possa este Ano da fé  tornar cada vez mais firme a relação com Cristo Senhor,
dado que só n´Ele temos a certeza para olhar o futuro
e a garantia dum amor autêntico e duradouro. (Porta Fidei, 15)
CARTA APOSTOLICA – Sob forma de Motu Proprio:
PORTA FIDEI DO SUMO PONTIFICE BENTO XVI
COM A QUAL SE PROCLAMA O ANO DA FÉ


Introdução (1-3)

·       A fé e a necessidade de que seja proposta explicitamente

1        A PORTA DA FÉ (cf. At 14,27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Atravessar esta porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Este caminho tem início no Batismo (cf. Rm 6,4), pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna, fruto da ressurreição do Senhor Jesus, que, com o dom do Espírito Santo, quis fazer participantes da sua glória quantos crêem  n´Ele (cf. Jo 17,22).

I – Proclamação do Ano da Fé (4 – 5)

    À luz de tudo isso, o Papa Bento XVI decidiu proclamar um Ano de Fé. Este terá início a 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concilio Vaticano II e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de novembro de 2013. Na referida dada de 11 de outubro de 2012, completar-se-ão também vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja  Católica,texto promulgado pelo meu Predecessor, o Bem Aventurado Papa João Paulo II, com o objetivo de ilustrar os fiéis a força e beleza da fé.

    Uma Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos foi convocada por ele, precisamente para o mês de outubro de 2012, tendo por tema: A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã.   

II – finalidade do Ano da Fé (6 - 7)

·       Renovação da Igreja

·       Nova Evangelização

            Os cristãos são chamados a fazer brilhar, com sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou.

         O Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. No mistério da sua morte e ressurreição, Deus revelou plenamente o Amor que salva e chama os homens à conversão de vida por meio da remissão dos pecados (cf. At 5,31).  

           É o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Hoje, como outrora, envia-nos pelas estradas do mundo para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra (cf. Mt 28,19). Com o seu amor, Jesus Cristo atrai a Si os homens da cada geração: em todo tempo, Ele, convoca a Igreja confiando-lhe o anuncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. Por isso, também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor duma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé.

III – Ações fundamentais do Ano da Fé (8-9)

·       Refletir, Confessar, Celebrar, Testemunhar

        Queremos Celebrar este Ano de forma digna e fecunda. Deverá intensificar-se a reflexão sobre a fé, para ajudar todos os crentes em Cristo a tornarem mais conscientes e revigorarem a sua adesão ao Evangelho, sobretudo num momento de profunda mudança como este que a humanidade está a viver;

            Teremos oportunidade de Confessar a fé no Senhor Ressuscitado nas nossas catedrais e nas igrejas do mundo inteiro, nas nossas casas e no meio das nossas famílias, para que cada um sinta fortemente a exigência de conhecer melhor e de transmitir às gerações futuras a fé de sempre.
        Descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada e refletir sobre o próprio ato com que se crê, é um compromisso que cada crente deve assumir, sobretudo neste Ano.   


    IV – Dimensão da Fé (10)

·       Atos e conteúdos

      O coração indica que o primeiro ato, pelo qual se chega à  fé, é dom de Deus e ação da graça que age e transforma a pessoa até ao mais intimo dela mesma (At 16,14)

     O professar com a boca indica que a fé implica um testemunho e um compromisso públicos. Os cristãos não podem jamais pensar que crer seja um fato privado. A fé é decidir estar com o Senhor, para viver com Ele.

V- Instrumentos / Meios (11-14)

·       Catecismo da Igreja Católica: Para chegar a um conhecimento sistemático da fé, todos podem encontrar um subsidio precioso e indispensável no Catecismo da Igreja Católica. Este constitui um dos frutos mais importantes do Concílio Vaticano II.

·       “Historia da fé”: Será decisivo repassar, durante este Ano, a historia da nossa fé, que faz ver o mistério insondável da santidade entrelaçada com o pecado.

·       Testemunho da Caridade: o Ano da fé será uma ocasião propicia também para intensificar testemunho da caridade.

      Conclusão  Já no termo de sua vida, o apostolo Paulo pede ao discípulo Timóteo que “procure a fé “(cf. 2 Tm 2,22) com a mesma constância de quando era novo (cf. 2 Tm 3,15). Sintamos este convite dirigido a cada um de nós, para que ninguém se torne indolente na fé. Esta é companheira de vida, que permite perceber, com um olhar sempre novo, as maravilhas que Deus realiza por nós.
       
0 comentários

ENCONTRO DOS SEMINÁRIOS DA PROVÍNCIA


ORAÇÃO, FORMAÇÃO, CONHECIMENTO E CONFRATERNIZAÇÃO

    Aconteceu no dia 20 de Outubro o Encontro anual dos Seminários Diocesanos da Província Eclesiástica de Cascavel e Diocese de Guarapuava, no Seminário Menor São José, em Cascavel. Esse encontro, já tradicional, visa a formação, integração e confraternização dos seminaristas e formadores. Participaram os Seminários Menores, Maiores e Propedêuticos da Diocese de Toledo, Arquidiocese de Cascavel, Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, Diocese de Foz do Iguaçu e Diocese de Guarapuava. Logo pela manhã após a chegada, acolhida e café, tivemos um momento de apresentação das Casas formativas e uma reflexão, conduzida pelo Pe. Divo de Conto (Vigário da Catedral de Cascavel e professor na FAMIPAR) sobre a importância da Dimensão Intelectual no processo formativo. Posteriormente os seminaristas e padres formadores foram direcionados aos grupos para partilha. As 11h aconteceu a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos. 
    Após a Missa foi servido o almoço e a partir das 13h30 deu-se início ao torneio de futebol suíço por Casas de formação, dividido em duas Chaves A e B. O Seminário Diocesano Nossa Senhora Medianeira da Diocese de Foz foi o grande campeão da Chave B, ficando o Seminário Nossa Senhora de Belém de Guarapuava em Segundo lugar. Na Chave A, o Seminário Propedêutico Jesus de Nazaré, cidade de São João, Diocese de Palmas e Francisco Beltrão venceu o torneio na chave, ficando o Seminário de Filosofia Bom Pastor, de Francisco Beltrão com o vice-campeonato. Já no final da tarde foi entregue a premiação e o Pe. Aílson Aurélio, Reitor do Seminário de Teologia agradeceu o empenho de todos e deu a Benção final. O Próximo encontro dos Seminários da Província acontecerá dia 19 de Outubro de 2013 na Diocese de Toledo. 
    Certamente a cada ano esse é um momento de mútuo enriquecimento humano e espiritual para os formandos e formadores das diversas Casas e etapas formativas. Deus abençoe estes jovens que estão dizendo seu sim a Deus no caminho do ministério ordenado. Tenham sempre fé e coragem para seguir a Cristo com ânimo generoso e coração puro. Rezemos continuamente pelos nossos seminaristas, religiosos e religiosas e todos os formadores. 

5 de outubro de 2012 0 comentários

Cel. Voc. 2º Dom de Outubro


SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU
CELEBRAÇÃO VOCACIONAL DO SEGUNDO DOMINGO DE SETEMBRO
28º DOMINGO DO TEMPO COMUM
“MISSÃO E ROMARIA VOCACIONAL”
 
*Preparar em lugar visível no Presbitério um espaço com os símbolos que representam a missão: sandálias, cajado, banner da V Romaria vocacional, se for possível a comunidade fotos de pessoas que representam os missionários espalhados pelo mundo, se a comunidade tiver a camiseta da romaria.


COMENTÁRIO INICIAL
Neste segundo domingo do mês de outubro, nos unimos a toda a nossa Diocese para rezar pelas vocações motivados pela 5ª Romaria Vocacional que tem com objetivo ser instrumento de mobilização da juventude local, proporcionando aos jovens um encontro com Deus, um espaço para o jovem expressar-se, manifestar-se, sentir-se parte da Igreja dando assim seu testemunho público de fé para podermos responder algumas perguntas que nos cercam. Acolhemos em nosso meio com muito carinho a Palavra de Deus fonte de vida e coragem para nossa caminhada de cristão, no anúncio da Boa Nova.
O Senhor continua a chamar trabalhadores para a sua obra de salvação, convida seus escolhidos para ouvi-lo na Palavra e permanecer fiéis ao Evangelho. A vocação é dom de Deus, é Ele que chama e capacita seus eleitos para o serviço junto ao seu povo. Jesus convida-nos a olhar com solicitude para missão deixada por seu filho, a escutar com atenção o chamado vocacional e agir como verdadeiros seguidores: amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Na liturgia de hoje, vemos que Jesus nos dirige sua palavra viva, que nos convida a abandonar tudo o que não condiz com o evangelho a fim de sermos seguidores dele.
 

ATO PENITENCIAL
Com: Senhor, perdão pelas vezes que não acolhemos as pessoas que chegam até nós buscando ajuda, uma palavra de conforto, e um abraço de Irmão. Cantemos
Com: Cristo, perdão pelas vezes que nos acomodamos, cruzando os braços, deixando de ser um sinal de esperança junto a necessidades dos nossos jovens. Cantemos
Com: Senhor, perdão pelas vezes que não somos sensíveis a tua presença na pessoa do irmão jovem, que se encontra preso, doente, necessitado e empobrecido. Cantemos
 

Hino de Louvor
Com: São tantos os motivos que nos levam a louvar e agradecer ao Senhor, de modo especial o convite feito aos jovens, respondendo o chamado à vida e à vocação a qual Cristo confiou a nós. Cantemos.
 

LITURGIA DA PALAVRA
COM: Deixemo-nos tocar e julgar pela palavra de Deus, a qual não se reduz a leis e regras a serem cumpridas. Ela nos oferece sabedoria para discernirmos o que é importante e o que deve ser deixado de lado seguimento de Jesus. Ouçamos.
 

1ª Leitura: Sabedoria 7,7-11
Salmo:  89(90)
Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor, e exultaremos de alegria!
2ª Leitura: Hebreus 4,12-13
Evangelho: Marcos 10,17-30
 

PRECES
Pres.: A oração fortalece nossa fé e a caminhada que nos conduz ao Reino. Confiantes, elevemos a Deus os pedidos de nossa comunidade.
T: Ouvi-nos Senhor e fortalecei nossa vocação.
1.    Pelo Papa, Bispos, Sacerdote e Religiosos e por todos os ministros para que guiados pelo Espírito Santo possam viver o espírito de doação, serviço e disponibilidade aos irmãos, rezemos.
2.    Senhor, iluminai nossa comunidade, para que compreendamos o anúncio de Jesus Cristo e realizemos o seu projeto de vida e salvação, rezemos.
3.    Pedimos ao Senhor da messe que envie vocações para serviço da Igreja, e dê perseverança e fidelidade aqueles que forem chamados, rezemos
4.     Senhor, ajudai-nos a transformar nossa fé em boas obras de amor, caridade e solidariedade com os excluídos e marginalizados, rezemos.
5.    Senhor ajudai-nos a conduzir nossa juventude por caminhos mais seguros, e a levar este Cristo missionário a todos as nações necessitadas de Fé. rezemos.
6.    Rezemos por nossa juventude que estará reunida no próximo fim de semana, para que ela faça um discernimento vocacional em suas vidas perante a Romaria Vocacional incentivando outros jovens a fazerem este discernimento rezemos.
 

APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
Com: Coloquemos tudo nas mãos de Deus que nos ama, chama e envia como jovens, adultos e crianças em missão. Nossa vida com tudo o que temos e somos. Nossa esperança, nossa fé, nossa capacidade de amar e todos os nossos sonhos, nosso desejo de Paz.  Cantemos.
 

ORAÇÃO VOCACIONAL
Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!
 

AVISOS
1.      Ler para a comunidade o texto sobre a 5ª Romaria Vocacional que acontecerá no próximo dia 21 de outubro em Serranópolis do Iguaçu.
explicação do cartaz
A 5ª ROMARIA VOCACIONAL DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU acontecerá no dia 21 de outubro de 2012, na cidade de Serranópolis do Iguaçu.
Escolhemos como tema: Juventude e vida, e como lema: “que vida vale a pena ser vivida?” acolhendo o ensinamento de Jesus que dizia “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (Jo 10,10).
A vida da nossa juventude a parece expressa na caminhada das Romarias Vocacionais que já aconteceram em nossa Diocese. É essa vida de comprometimento com a comunidade que vive sua fé em Jesus Cristo que é a resposta à pergunta: “Que vida vale a pena ser vivida?”
Nossa realidade apresenta muitas cruzes que foram denunciadas na Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, mas o anúncio do ressuscitado manifesta-se na Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude Rio-2013. A 5ª Romaria Vocacional será em nossa Diocese a abertura dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude.
A 5ª Romaria Vocacional expressa a preocupação da Diocese de Foz do Iguaçu com nossas crianças, adolescentes e jovens porque no dia 21 de outubro iremos proporcionar a todos um encontro com Deus, um espaço para o jovem expressar-se, manifestar-se, sentir-se parte da Igreja. O trabalho da Animação Vocacional, a concentração diocesana dos catequistas, a celebração do Dia Nacional da Juventude e a comemoração dos 30 anos da Pastoral da Juventude serão as nossas motivações para esse dia todo especial. (Maiores informações: www.romariavocacional.com.br)
 

CRONOGRAMA DO DIA
8:30h – Chegada – Flor da Serra (a Equipe de acolhida irá encaminhar os ônibus e caravanas para o local da concentração inicial)
9:00h – Abertura
9:15h – Celebração da Eucaristia
10:30h – Caminhada
12:00h – Intervalo de Almoço
12:30h – Shows locais
14:00h – Show Grupo Mensageiros de Cristo
15:45h – Celebração de Encerramento
 

Obs.: Alimentação
v  Serão distribuídas fichas para o almoço nas paróquias: (carreteiro – R$ 10,00 – não precisa levar talheres)
v  Para o almoço será a única coisa oferecida – quem não quiser comprar deverá levar de casa
 
;