20 de maio de 2013 0 comentários

CELEBRAÇÃO VOCACIONAL PARA O MÊS DE JUNHO





Celebração Vocacional
DOMINGO 9 DE JUNHO
10O  Domingo do Tempo Comum

Esta sugestão que pode ser adaptada à realidade de cada comunidade. É um esforço da Pastoral Vocacional de nossa Diocese para que todas as comunidades possam rezar pelas vocações, de modo especial as de nossa Diocese.

Sugestão para o ambiente:  Uma faixa com a frase: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te”!

Com: Estimados irmãos e irmãs, com alegria acolhemos a todos. Sejam bem vindos.
 É o Deus  da vida que nos reúne neste domingo para celebrarmos o amor que tem por nós. O evangelho deste domingo nos revela Jesus preocupada com a Vida, Jesus que devolve a alegria ao jovem de viver,  transforma a vida e o coração. 
         Iniciamos nossa celebração, acolhendo-nos mutuamente, acolhendo Cristo em nosso meio. Cantando...

Ato Penitencial
Com: Jesus nos chamou a vida, a sermos gente, nos chamou a vida cristã através do Batismo e como batizados começamos a fazer parte de uma comunidade. Nos chamou também a segui-lo numa vocação. Peçamos perdão pelas vezes que não vivemos bem nossa vocação, deixando de ser testemunhas em nossa família e comunidade, Ouçamos
Presidente – Deus de bondade, rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e um dia nos conduza à vida eterna. AMÉM.

Hino de louvor

OREMOS.

Liturgia da Palavra
Com: Lá vem vindo a Palavra de Deus. A palavra de Deus é o coração de todos os projetos e sonhos de vida do povo de Deus. Ela é fruto da justiça e da paz para com os mais pobres. Por isso acolhemos....cantando: Lá vem vindo a Palavra de Deus......
1ª Leitura: 1 Rs 17, 17-25
    Salmo: 29(30)
2ª Leitura: Gl 1,11-19
Evangelho: Lc. 7, 11-17

Subsídio para auxiliar na reflexão

Começamos nossa reflexão na ação da bondade do Senhor que ressuscitou o rapaz e o entregou para sua mãe. Jesus sentiu pena da mãe que chorava a morte do filho, sendo uma viúva, dependia do serviço do filho para continuar levando a vida, mas a morte levou sua esperança e seu afeto. Contudo, o Mestre resgata a felicidade e o encanto da vida no seio da família para o recomeço de um novo tempo.
Para Deus nada é impossível, com a vontade e o querer de mudar algo que não está dando certo, pode ser feito a partir do discernimento correto. A morte simboliza a passagem de uma vida para outra, mas também pode simbolizar a mudança de uma vida ofuscada por uma vida de Luz. Neste caso, Jesus mostrou para os acompanhantes do funeral e para a viúva que já estava na hora de mudar de vida. Pois continuar com uma vida sem a presença de Deus e sem a vivacidade do Espírito santificador não corresponderia com o projeto humanizado de Jesus.
         Ao ressuscitar o jovem, Jesus propagava novos rumos para horizontes novos, que levem a serenidade da vida. No contexto da sociedade daquele tempo, Jesus, devolve para aquela mãe, a esperança, pois, ao restituir a vida do filho, a mãe tem alguém que a possa defender e ampara na velhice.

O choro da mãe representa o sofrimento da perca e por estar numa realidade desajustada onde o valor da pessoa está na posse e não no sentimento do amor e da fé.
Perder o único filho, para esta mãe, era como perder uma jóia, algo inimaginável, portanto, seu retorno significou a esperança de reconstruir toda uma vida e um futuro. Veja que muitas pessoas que acompanhavam o funeral ficaram assustadas em ver o jovem levantar do caixão. Sem dúvida, não era para menos, mas o susto foi da alegria em poder ver algo aos seus olhos que jamais pensaram em vê-los um dia.
Quantas pessoas que não podem recomeçar! Quantas alegrias o homem deixa morrer por não acreditar  na força poderosa do Deus Onipresente e Onipotente! Quantas maneiras de recomeçar não existem para dar sentido à vida! Agora, só falta à vontade e o querer em agir para fazer acontecer o novo de verdade.
Diante das dificuldades o homem desanima e não adquire o jeito corajoso de Jesus para dar a volta por cima. A mãe do jovem chorava, mas viu esperança em Jesus que ressuscitou seu filho. Ela não deixou de acreditar, mas fez a coisa certa: entregou nas mãos de Deus sua vontade de viver e de buscar algo bom para sua família. Assim, também aqueles que presenciaram o retorno da vida disseram: “Que grande profeta apareceu entre nós! Deus veio salvar o seu povo”! Todos louvaram o Senhor com humildade.
Este evangelho serve de lição para todos que crêem na palavra Santa do Evangelho de que precisa urgentemente reconstruir a vida para não perecer na miséria e no descaso, mas abraçar o Cristo Ressuscitado e encontrar N’ele força para lutar com vigor.
Portanto, o jovem ressuscitou para sua mãe nas mãos de Jesus. Este gesto amável de Jesus perpassa a maldade mundana em querer para si a vida e projeta na coletividade.
Na segunda leitura vimos que Saulo havia sido o mais ativo dos perseguidores e ao encontrar-se com Jesus se converteu no mais ativo dos apostoles. Assim Deus demonstrou nele, o grande poder que tem a Sua graça.

Seja você também um cristão autêntico que acredita no poder da oração e busca a retidão no caminho da paz e do compromisso concreto. Nunca permitas que a tristeza, os sofrimentos e as emoções te desanimem. Deixe resoar no teu coração as duas frases que Jesus falou.  Para a mãe ele disse: “não Chores”, e para o jovem ele disse: “Levanta-te”.
Deixemo-nos reanimar por Jesus e que cada dia seja uma oportunidade de recomeçar sempre.

Creio...

Preces:
Presidente: Elevemos agora as nossas preces ao coração de Deus para que possa surgir em nossa comunidade vocações aos ministérios ordenados, a vida consagrada e a vida laical; e ao mesmo tempo, para que o senhor de perseverança a todos e a todas que na Igreja já abraçaram uma vocação especifica.
1.Peçamos ao Senhor da Messe que suscite no coração de nossos jovens o desejo ardente de lhe seguir, o desejo de ser uma presença viva e eficaz de seu amor no mundo, rezemos.
T. Ouvi-nos senhor.
2. Para que os jovens tenha sempre o apoio da comunidade e o exemplo de todos nós na escolha e realização de sua vocação, rezemos.
3.Para que as famílias desta comunidade viva sempre a Fe, a união e a fraternidade e sejam sementeiras  de vocações, rezemos.
4.Às irmãs e aos irmãos de vida consagrada dai coerência e transparência, para serem neste mundo um forte e radical sinal do amor e da ternura misericordiosa de Deus, rezemos.
5. Peçamos por todos os ministros ordenados, diáconos, Padres e Bispos, para que segundo o exemplo de Cristo, Bom Pastor, cuidem com carinho e amor de todas as pessoas a eles confiadas, rezemos.
6.Peçamos pelas as nossas Equipes Vocacionais Paroquiais  e pelos animadores vocacionais para que não desistam de trabalhar a serviço das vocações na Igreja, rezemos.

Presidente - Ouvi, Senhor, o vosso povo. Que a vossa graça nos conceda sempre aquilo que não podemos obter pelos nossos méritos. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

Apresentação das oferendas
Com: Apresentamos ao Senhor nossas ofertas: pão e vinho, frutos do trabalho e expressão de nossa vida, amor, alegria e esperança. Cantemos
Santo (cantado)
Liturgia eucarística
Oremos...
Pai Nosso ( á escolha)
Cordeiro
Comunhão:
Oração pelas vocações (Antes da Bênção Final)
Jesus, Mestre Divino. Que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem as pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém

Benção final

 
;